Notícias Associadas

SUPERINTENDENTE DA CEMIG, ENIO FONSECA, ASSUME PRESIDÊNCIA DA FMASE

16/03/2016
Fonte: Cemig

O Fórum de Meio Ambiente do Setor Elétrico (Fmase), que reúne 20 associações, elegeu seu novo presidente. Ênio Marcus Brandão Fonseca, superintendente de Gestão Ambiental – GA da Cemig, assumiu o comando da entidade.

Enio, que já fazia parte da assessoria técnica do Fmase, também é membro do Conselho de Política Ambiental do Estado de Minas Gerais. Segundo ele, é preciso ampliar o debate e as discussões em busca de soluções para que o setor elétrico brasileiro consiga se posicionar como uma indústria de base, recuperando sua capacidade de investimentos e para que seus diferentes segmentos ajudem a impulsionar a economia. “Precisamos de uma rapidez maior nos processos de licenciamento ambiental e superação de entraves de natureza jurídica e burocrática”, acredita.

Para ele, os principais desafios do setor, no que diz respeito às questões de licenciamento, estão associados ao conjunto de políticas setoriais ambientais e à necessidade de segurança jurídica. “O atual modelo de licenciamento precisa ser revisto. Precisamos de um processo que seja feito com o rigor necessário, mas também com a agilidade capaz de alavancar as oportunidades de negócio no País. Hoje temos seis projetos de lei tramitando no Congresso e outros dois no Conselho Nacional de Meio Ambiente que propõem mudanças nesse modelo”, ressalta.

O novo presidente do Fmase pretende investir no processo de diálogo com a sociedade junto aos diversos segmentos sociais; estreitar ainda mais o relacionamento com os poderes Executivo e Legislativo e propor políticas públicas para solucionar os entraves socioambientais, bem como políticas adequadas às diferentes realidades do Brasil.



[ topo ]