Notícias Associadas

Cemig realiza treinamento de diagnóstico energético para órgãos públicos

05/06/2014
Fonte: Cemig Imprensa

Cemig realiza treinamento de diagnóstico energético para órgãos públicos

Dentro da política de incentivo ao uso racional de energia elétrica, a Companhia Energética de Minas Gerais - Cemig e o Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID promovem nesta quinta-feira (5/6) um treinamento técnico do Projeto Consumo Inteligente. A atividade está voltada para os funcionários de órgãos públicos do Estado, com o objetivo de contribuir com a eficiência energética em Minas Gerais. Esse encontro é resultado do convênio firmado em 2011, visando atualizar a metodologia para a realização de diagnósticos energéticos em prédios públicos. O investimento foi de R$ 2,4 milhões, sendo a participação do BID de R$ 1,9 milhão.

Durante o encontro os participantes terão a oportunidade de compreender a magnitude do projeto, conhecendo os processos desde sua implantação até os resultados finais, já que a nova metodologia permitirá que os administradores públicos definam uma política de uso racional e eficiente da energia elétrica nas unidades consumidoras do Estado, contribuindo para a redução de custos com esse insumo.

O Consórcio Minas Smart e Eficiente, responsável pela execução do projeto, vai apresentar o impacto do programa de eficiência na sociedade, demonstrando a viabilidade econômica de ações de combate ao desperdício de energia elétrica.

Uma das palestras mais aguardadas é sobre o diagnóstico energético em prédios do poder público, que será apresentada em quatro etapas: Planejamento, Levantamento de Dados, Tratamento dos Dados e Relatório Gerencial. A palestra vai apresentar e difundir a técnica proposta de diagnóstico energético com abordagem de aspectos práticos no desenvolvimento de suas etapas e atividades. Serão apresentados, como exemplo, os resultados energéticos e financeiros já obtidos nos diagnósticos realizados na Fundação Ezequiel Dias e no Hospital Militar Juscelino Kubitschek, ambos em Belo Horizonte.

Metodologia
A Metodologia de Diagnóstico Energético em Prédios Públicos tem como premissa que sua utilização seja efetuada de forma eficiente, dinâmica e compatível com a realidade dos administradores públicos e das oportunidades apresentadas nos prédios públicos. Na primeira etapa do Projeto Consumo Inteligente, foram pesquisados, organizados e escolhidos os melhores métodos, documentos, procedimentos e material de apoio para facilitar a execução de todas as etapas necessárias para busca de resultados de eficiência. A apresentação dessa metodologia irá contribuir para a gestão de eficiência energética nos prédios públicos.

Projeto Consumo Inteligente - Treinamento
Data: 5 de junho (quinta-feira)
Local: Auditório – AeC
Endereço: Rua Bonfim, nº 280 – Bonfim – Belo Horizonte/ MG



[ topo ]