Notícias Associadas

Cemig abre inscrições para o Fórum de Inovação e Tecnologia

16/04/2013
Fonte: Cemig 

A Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig destaca que estão abertas as inscrições para os interessados em participar do 4º Fórum de Inovação e Tecnologia (FIT), que será realizado nos dias 24 e 25 de abril, no auditório do edifício-sede da Empresa, em Belo Horizonte. O evento vai reunir profissionais, pesquisadores e estudantes que vão discutir e debater os cenários futuros da matriz energética brasileira, a evolução do mercado de gás e o impacto das novas tecnologias voltadas para a mobilidade urbana no setor de eletricidade.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio do site. As vagas são limitadas a 250 e os participantes, também, poderão conhecer as linhas de pesquisas das empresas do Grupo Cemig e a apresentação de projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D).

Neste ciclo do P&D, está previsto investimento da ordem de R$ 30 milhões. “Essa é uma oportunidade de explorarmos sinergias entre os programas de P&D da Aneel e os editais da Fapemig. Procuramos utilizar o que há de melhor em cada programa, buscando investir em projetos mais completos, que visam à inovação, a capacitação de pessoas, mais eficiência para a Empresa e qualidade para o cliente, portanto, com maior possibilidade de retorno para Minas Gerais”, destaca o superintendente de Tecnologia e Alternativas Energéticas da Cemig, Alexandre Francisco Maia Bueno. 

O superintendente explica que a legislação brasileira determina que as empresas do setor elétrico devem destinar, no mínimo, 1% de sua receita para pesquisas do P&D. Esse valor é utilizado para o desenvolvimento da ciência por empresas, instituições e pesquisadores.

“A Cemig investe mais do que o compulsório em pesquisa, pois existem boas oportunidades e precisamos atrair as melhores mentes. Queremos facilitar o caminho para resolver, da forma mais rápida possível, os desafios do setor elétrico brasileiro”, afirma o superintendente.

Gás natural

Dois assuntos que terão relevância no evento serão o gás natural e a importância do setor elétrico para a mobilidade urbana no Brasil. “São assuntos de grande evidência no momento. Nosso Estado tem um enorme potencial na questão do gás. Debateremos qual a  maneira mais eficiente de ter o gás e a qual a importância que ele terá na composição da nossa matriz energética. Já sobre mobilidade urbana, hoje em dia, as cidades que têm o transporte público minimamente resolvido fizeram a opção pela matriz elétrica. Além disso, os carros elétricos são uma realidade e isso deve ser pensado pela Cemig. A expectativa é que esses fatores tenham impacto direto na produção e distribuição de energia muito em breve”, comenta.


Evento: 4º Fórum de Inovação e Tecnologia
Período: 24 e 25 de abril
Local: auditório do edifício-sede da Cemig, na Avenida Barbacena, 1.200 – Santo Agostinho, em Belo Horizonte.
Inscrições abertas pelo portal Cemig: http://www.cemig.com.br/pt-br/A_Cemig_e_o_Futuro/inovacao/Paginas/FIT.aspx



[ topo ]