Notícias Associadas

Cemig premia melhores práticas municipais em gestão energética

13/12/2012
Fonte: Cemig

Servidores de 50 prefeituras foram capacitados para implementar o uso eficiente de eletricidade

A Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig, por meio do Programa Energia Inteligente, realiza nessa quinta-feira (13/12) a premiação do Projeto Plamge – Plano Municipal de Gestão Energética. Fruto de uma parceria entre Cemig, Governo de Minas Gerais, Eletrobras e Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM), o projeto capacitou, durante 12 meses, servidores de 50 municípios do Estado com o objetivo de transferir o conhecimento sobre eficiência energética e preparando-os para organizar, gerenciar e planejar o consumo de energia elétrica nas administrações municipais, além de disseminar a cultura do uso eficiente para a sociedade.

Os municípios vencedores receberão da Cemig uma placa de reconhecimento, um certificado e um vale eficiência energética, beneficiando com ações voltadas para comunidades de baixa renda e entidades sem fins lucrativos aquelas cidades que apresentaram a melhor gestão energética.

A metodologia utilizada possibilitou estabelecer metas, objetivos e estratégias para a redução do consumo e o planejamento do uso eficiente de energia elétrica. Além disso, promoveu a criação e a capacitação da Unidade de Gestão Energética Municipal (UGEM).

De acordo com coordenador do Projeto Plamge, José Firmo do Carmo Júnior, foram investidos R$ 1,3 milhão. “Fizemos o levantamento dos equipamentos elétricos das instalações para identificar o potencial de redução do consumo e de gastos com energia elétrica. Além disso, foram apurados os indicadores de desempenho do consumo por atividade, traçando um cenário de referência e de eficiência, e o retorno que o investimento trará de ganhos para o município através da relação custo benefício apontado pelo software de gerenciamento do programa“, pontua o coordenador.

O empenho dos municípios e agentes da Cemig resultou em uma economia de mais de R$ 5,5 milhões para os cofres públicos através da aplicação dos conhecimentos adquiridos na capacitação, na  elaboração de projetos eficientes, com a mudança de cultura e com os novos hábitos. “A  tendência é que esse número aumente significativamente nos próximos anos, pois a gestão eficiente da energia já é vista pelos gestores como uma questão de oportunidade de ganhos, além da transparência com os gastos públicos”, afirma Anderson Ferreira, gerente de Relacionamento com Clientes Especiais do Poder Público da Cemig.

Participaram do Projeto Plamge os municípios de Almenara, Araguari, Araxá, Belo Horizonte, Betim, Carandaí, Carangola, Carmo do Cajuru, Carmópolis de Minas, Conceição das Alagoas, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Conselheiro Pena, Cruzília, Curvelo, Diamantina, Frutal, Guanhães, Igarapé, Inhapim, Itabira, Itabirito, Itajubá, Ituiutaba, Janaúba, João Monlevade, José Raydan, Juiz de Fora, Ladainha, Lagoa Santa, Lavras, Mantena, Matozinhos, Muzambinho, Nazareno, Passos, Patos de Minas, Patrocínio, Pompeu, Sabará, Salinas, São Lourenço, Sete Lagoas, Teófilo Otoni, Timóteo, Três Corações, Três Marias, Várzea da Palma, Vespasiano e Viçosa.

Premiação – Plano Municipal de Gestão Energética - Plamge

Dia: 13 de dezembro (quinta-feira)
Horário: 15 horas
Local: Hotel Promenade Platinum – Espaço Vila Rica
Endereço: Av. Olegário Maciel, 1748 – Lourdes



[ topo ]