Notícias Associadas

Cemig fecha contrato com a Samarco Mineração

01/08/2012
Fonte: Cemig

A Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig assinou, nesta quarta-feira (1º/8), contrato de fornecimento de energia elétrica para as unidades industriais da Samarco Mineração, localizadas em Minais Gerais e no Espírito Santo. Pelo acordo firmado, serão fornecidos no período de 2014 até 2022, montantes de energia que atingirão 409 MW médios. O valor total do contrato é superior a R$ 2 bilhões.

De acordo com o presidente da Cemig, Djalma Morais, a assinatura desse contrato, é a confirmação de uma parceria estabelecida de longa data e demonstra, mais uma vez, a relação de respeito e confiança mútua entre as duas empresas. “Em termos de importância, podemos citar que está na lista dos maiores contratos de venda de energia já firmados no ambiente livre nos últimos anos”, ressaltou o Presidente.

Para o presidente da Samarco, Ricardo Vescovi, “esse contrato garantirá à empresa o fornecimento de energia limpa e de qualidade no longo prazo, contribuindo para a competitividade da Samarco e para a viabilização dos novos patamares de produção que alcançaremos com o início da operação do plano de expansão em curso – o Projeto Quarta Pelotização”.

O contrato foi assinado na sede da Cemig, em Belo Horizonte, e também estiveram presentes, além dos presidentes das duas empresas, a secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico e presidente do Conselho de Administração da Cemig, Dorothea Werneck, o diretor Financeiro e de Suprimentos da Samarco, Eduardo Bahia, o diretor Comercial, José Raimundo Dias Fonseca, e o superintendente de Relacionamento Comercial com Clientes Corporativos, Eduardo Costa Vasconcelos, ambos da Cemig, entre outros representantes das duas empresas.

Cemig

A Cemig é formada por mais de cem sociedades, além de consórcios e um fundo de participações. Companhia de capital aberto, possui mais de 115 mil acionistas em 44 países. Suas ações são negociadas nas bolsas de valores de São Paulo, Nova York e Madri. É a maior comercializadora de energia para clientes livres do País, com cerca de 25% do mercado. Há 12 anos consecutivos faz parte do Dow Jones Sustainability World Index (DJSI World).

Samarco

Fundada em 1977, a Samarco é uma das principais empresas brasileiras de mineração, a quarta maior exportadora do País e a segunda maior empresa no mercado transoceânico de pelotas de minério de ferro. Com clientes em mais de 15 países de 4 continentes, a empresa tem atualmente uma capacidade de produção de 22 milhões de toneladas anuais de pelotas, gerando cerca de 3 mil empregos diretos e aproximadamente o mesmo número de empregos indiretos. A empresa possui duas unidades industriais localizadas em Minas Gerais e no Espírito Santo, que são interligadas por dois minerodutos com 400 quilômetros de extensão, além de um terminal marítimo próprio em Ubu (ES) e dois escritórios internacionais, em Amsterdã (Holanda) e Hong Kong (China).

A Samarco concluirá em janeiro de 2014 as obras do Projeto Quarta Pelotização (P4P), plano de expansão que recebe investimentos da ordem de R$ 5,4 bilhões e elevará a capacidade de produção de pelotas de minério de ferro em 37%, alcançando o patamar de 30,5 milhões de toneladas/ano.



[ topo ]