Notícias Associadas

Cemig implanta eficiência energética e redes inteligentes em Sete Lagoas (MG)

13/02/2012
Fonte: Cemig

Conviver e Cidades do Futuro beneficiam população com tecnologia e informação

A Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig lança, na próxima terça-feira (14/2), os projetos Cidades do Futuro e Conviver, em Sete Lagoas, a 70 km de Belo Horizonte.  O evento de lançamento acontece no campus da UniverCemig, a universidade corporativa da Empresa, com o objetivo de apresentar, para a população, os benefícios da atuação conjunta dos dois projetos.

O investimento total da Cemig, contando com a implantação e o desenvolvimento da infraestrutura necessária para atender as novas tecnologias, é de R$ 45 milhões, até 2013.

Sete Lagoas

Sete Lagoas foi o município escolhido para a implantação conjunta dos dois projetos da Cemig, já que possui um contingente populacional e de consumidores que garante uma boa amostra do mercado da Empresa. A presença do campus da UniverCemig foi outro fator decisivo, pois é possível contar com uma rede modelo e com laboratórios para os testes da tecnologia e para a capacitação da equipe.

Além dos projetos Conviver e Cidades do Futuro, a Cemig está implementando, em parceria, uma usina experimental de geração solar fotovoltaica, que será a primeira conectada à rede de distribuição em Minas e a segunda a produzir energia solar em caráter comercial em todo o País. O projeto é da ordem de R$40 milhões.

Projeto Conviver

Criado em 2006, o Projeto Conviver faz parte do Programa Energia Inteligente – EI e tem o objetivo de levar às comunidades informações sobre o uso correto, seguro e regular da energia, adequando o consumo à realidade financeira das famílias de baixo poder aquisitivo. O projeto, através das visitas do agente Conviver, atua também na regularização de ligações elétricas, orientação sobre os benefícios da tarifa social e isenção de ICMS, negociação de débitos e análise das situações de riscos envolvendo eletricidade.

O Conviver espera atender cerca de 7.500 famílias e ainda promover a substituição de 37.500 lâmpadas fluorescentes compactas, 750 geladeiras de baixo consumo e 750 chuveiros eficientes, trocando-os por equipamentos de alto consumo de energia.

Projeto Cidades do Futuro

Os primeiros passos da implementação do projeto piloto serão marcados pela  modernização de parte dos sistemas de medição, compreendendo novos medidores e sistemas de telecomunicações, que permitam a troca de dados entre os equipamentos em campo, e sistemas computacionais. Com os novos equipamentos, serão testados o envio e o recebimento de dados como, por exemplo, o consumo de energia, além de alarmes que irão indicar, em tempo real, a falta de energia e outros problemas no fornecimento.

Para os consumidores, os novos medidores vão proporcionar maior controle do consumo de energia graças à utilização de aplicativos computacionais que também serão disponibilizados pela Cemig. Assim, o consumidor poderá otimizar o uso da energia. Para a Cemig, a implantação de infraestrutura de medição avançada significa um novo patamar de relacionamento com os seus consumidores e um desafio tecnológico a vencer.

Programação

Evento: Lançamento dos projetos Conviver e Cidades do Futuro em Sete Lagoas

Data: terça-feira (14/02)

Horário: 18h30

Local: campus da UniverCemig

Endereço: Rua Rui Barbosa, nº 519 – Sete Lagoas (MG)



[ topo ]