Notícias Associadas

Coletivo de artistas transforma religiosidade em arte

15/06/2011
Fonte: CEMIG

Explorar o universo sacro das salas dos milagres e ex-votos através de representações plásticas e poéticas como pintura, desenho, colagem, fotografia, escultura, objetos, apropriações e textos. Esse é o tema da exposição Com pé Com Cabeça, do grupo Coletivo A4, formado pelos artistas Eduardo Rosa, Fábio Belotte, Renato Lopes, Sérgio Barros, Tales Sabará e pela jornalista Priscila Costa. A mostra será aberta no dia 16 de junho (quinta-feira), às 20 horas, na Galeria de Arte Cemig e irá apresentar um projeto interdisciplinar realizado pelo grupo.

Segundo Tales Sabará, os ex-votos inspiram quadros, imagens, inscrições, figuras em madeira ou cera, muitas vezes representando partes do corpo que estavam adoecidas e foram curadas. “Tais peças são oferecidas em uma igreja, capela ou sala dos milagres para comemorar um desejo atendido. É um agradecimento por qualquer intervenção miraculosa ou graça recebidas. A oferta é em geral prometida ao santo de especial devoção.”

Tales conta que a pesquisa se iniciou no Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas, local que, segundo ele, possui uma das mais representativas salas dos milagres do território mineiro. “Nessa sala das promessas são vistos testemunhos verbais e não-verbais de milagres particulares.”

O artista destaca também que, além do significado religioso, muitos desses ex-votos expostos nas salas de promessas possuem uma significação estética, com sofisticada elaboração plástica, o que configurou uma ótima fonte de pesquisa para o grupo A4.

Eduardo Rosa, outro artista do grupo, afirma que o trabalho deles pretende se valer de um discurso aberto para a abordagem do tema. “Tal proposta visa uma abordagem mais ampla e despida de rotulagens, o que possibilita ampla gama de respostas artísticas, seja por meio da pintura, do desenho, dos objetos ou qualquer coisa que sirva ao propósito da expressividade sincera dos artistas envolvidos nesse projeto”.

Com o advento da fotografia, a representação dos ex-votos pictóricos e artesanais perdeu espaço nas principais salas dos milagres do País. Por meio dessa exposição, o Coletivo A4 pretende discutir a questão por meio de produções plásticas e apresentará ao espectador um conjunto de produções visuais que dialogam com a tradição histórica de confecção artesanal de ex-votos e tábuas votivas.

Sobre os artistas

Em novembro de 2009, os bacharéis em Artes Visuais Eduardo Rosa, Fábio Belotte, Renato Lopes e Tales Sabará, formados pela Escola de Belas Artes da UFMG, juntamente com a fotógrafa e produtora cultural Priscila Costa, criaram o Coletivo A4, incentivados pelo professor de Pintura da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e artista plástico Mário Zavagli, conhecido por apoiar a idéia de produção em conjunto.

Em junho de 2010, em função da produção da série Com Pé Com Cabeça, o artista Sérgio Barros, também bacharel em Artes Visuais pela UFMG, se integrou ao grupo.

A produção do conjunto de artistas abrange pintura, escultura, desenho, fotografia e audiovisual. A convergência de expressões artísticas heterogêneas, a defesa da espontaneidade do gesto, a explosão das cores, a utilização de técnicas variadas para a construção de uma única obra e o apuro técnico são os conceitos que motivam o trabalho visual do grupo.

Paralelamente ao trabalho plástico, a equipe de artistas é também um grupo de discussão que desenvolve estudos a respeito da pesquisa visual dos seus integrantes e de referências textuais e plásticas importantes na contemporaneidade e na História da Arte em geral, além de pensar nas questões da democratização da arte e da cultura, trabalhando para viabilizar atividades neste sentido.

O Coletivo A4 ambiciona a produção em conjunto como forma de possibilitar novas descobertas técnicas e conceituais para cada um dos membros integrantes e estimular o debate com outros grupos para fortalecer o cenário artístico e cultural, principalmente em Minas Gerais. Para acompanhar e saber mais sobre o grupo, acesse  www.coletivoa4.org.

Exposição:
Com Pé Com Cabeça

Artista: grupo Coletivo A4

Abertura: quinta-feira (16/6), às 20 horas

Local: Galeria de Arte Cemig – Av. Barbacena 1.200, térreo, Santo Agostinho – BH

Período: 17/6 a 7/7, das 8 às 19 horas, diariamente, inclusive feriados.



[ topo ]